Entrevistas

Entrevista #ABSTR4CT

Entrevista #ABSTR4CT

Paulo Ricardo Steca a.k.a Abstr4ct, DJ e Produtor, morador de Paulinia, interior de São Paulo. Tem longa carreira dedicada a produção musical e nesta entrevista nos conta um pouco sobre essa trajetória.

DNBRADIO BRAZIL – Abstr4ct, Qual a história por trás deste nome artístico?
ABSTR4CT – Foi um nome que eu escolhi, fiz um curso de design gráfico e nele tive um módulo sobre arte abstrata e isso ficou em minha mente, achei um nome legal. Quando comecei a produzir foi o primeiro nome que veio em minha cabeça.

DNBRADIO BRASIL – Sabemos que sua carreira como DJ foi em meados de 2003, a produção foi no mesmo período?
ABSTR4CT – Eu considero que comecei a produzir em 2013, pois foi a primeira vez que decidi me dedicar a produção de forma séria e com profissionalismo. Mas já havia brincado com programas de produção antes o que facilitou meu início em 2013.

DNBRADIO BRASIL – Vários são as ferramentas de produção existentes no mercado hoje, o gerou uma certa discussão. Qual ferramenta você utiliza nas produções?
ABSTR4CT – Para produzir minhas tracks uso FL Studio. Em 2013, quando iniciei a essa faze de produtor, fiz um planejamento como se fosse uma empresa e decidi usar o que era mais fácil para mim, como já conhecia o FL Studio, ele ficou no topo da minha lista.

DNBRADIO BRASIL – Em toda carreira artística, temos nossos ídolos e influenciadores, obvio que para você isso não seria diferente, quais são suas influências dentro da cena?
ABSTR4CT – Olha! Uma pergunta difícil de responder. Conheço o Drum & Bass do inicio dos anos 2000 e gosto de todos os sub-gêneros. Acredito que Drum & Bass seja a junção de todos e isso torna D&B mágico. Você consegue ouvir tomando um café na padaria e também consegue ter a música bem elétrica para ir na academia. Apesar de gostar de tudo tenho uma pegada mais pesada para produção e sou bem influenciado por produtores como Wilkinson, Calyx & Teebee, Noisia, Mefjus, Enei, S.P.Y entre outros.

DNBRADIO BRAZIL – Conte-nos como nasceram as tracks Know / Darkness” que esta saiu pela Chronic?
ABSTR4CT – As músicas foram em momentos diferentes, porém, um pouco parecido.
Lembro de um sábado, acordar as 4:30 da manhã com uma ideia na cabeça. Fui para meu computador e lá fiquei até montar toda a idéia da track “Darkness”, depois foram mais alguns dias para ajustar a mixagem.
A idéia da track “Know, veio na cabeça umas 23:00 horas. Fiquei acordado até as 5:00 da manhã e só parei ao terminar a ideia. Ela teve uma história depois, furtaram meu notebook e meus hds de backup e por isso perdi todo o projeto, fiquei somente com um mp3 da música, pensei em parar de produzir depois disso, fiquei praticamente parado de 2016 a 2018. Foi quando em 2018 resolvi voltar a produzir e minha primeira meta foi recriar ela. Enquanto não recriei a “Know” novamente, não me senti feliz e hoje vejo que foi uma das melhores coisas que fiz.

DNBRADIO BRASIL – Com base em toda sua carreira, como você enxerga o atual cenário em relação ao Drum’n’bass de hoje?
ABSTR4CT – Veja uma cena que vem se fortalecendo e se unindo. Cada dia aparece mais produtores de qualidade e que estão conseguindo exportar suas músicas com grande maestria. Vejo como exemplo, Alibi, L-Side, Urbandawn entre outros.
Também vejo uma descentralização da cena, onde vem surgindo várias crews que fazem um ótimo trabalho no interior de SP.
Acredito que a cena tende a melhorar a cada ano e se fortalecer mais.

DNBRADIO BRAZIL – Dicas para quem está a fim de iniciar na produção musical?
ABSTR4CT – Começar na produção não é nada fácil, pois demora um tempo até que você comece a ver bons resultados. Evite frustrações e continue em frente. Quando menos se espera, estará percebendo o quanto seu nível subiu e suas produções estão melhores.
Evite ficar procrastinando, seu maior inimigo é você mesmo, não jogue sua culpa em terceiros, sua música só depende de você.

DNBRADIO BRAZIL – Teremos novidades do ABSTR4CT?
ABSTR4CT – Sim, tem bastante coisa boa para vir ainda, 2019 está sendo um ótimo ano para mim.
Posso afirmar que em breve vai sair as tracks “Busy / Overflow” pela PROGRAM, além de alguns lançamentos pela True Box também.

Links: https://www.vrecordings.com/news/14338/abstr4ct-brings-the-darkness-to-chronic

É isso ai galera, agradecemos ao DJ e Produtor ABSTR4CT por nos ceder um pouco do seu tempo e apresentar um pouco do seu trabalho. Aguardem as próximas entrevistas.

dnbradio

março 15th, 2019

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X